Sim, caso o paciente não fique satisfeito com o resultado, pode ser usada uma enzima chamada hialuronidase para reverter o processo. Se o paciente utiliza produtos tópicos à base de ácidos, estes devem ser suspensos por alguns dias antes e depois do procedimento. Nesse tipo de preenchimento, o produto é distribuído em pontos estratégicos com o objetivo de harmonizar e rejuvenescer a face. Também existe o risco do ácido hialurônico acabar sendo injetado em um vaso sanguíneo, causando uma obstrução vascular, arterial ou venosa. “Isso vai levar a uma área de necrose de tecido, ou seja, de perda de tecido, porque para de chegar sangue na área que aquela artéria tinha responsabilidade de irrigar”, detalha.
- A dermatologista fala que, quando o ácido hialurônico é bem aplicado, a pele fica com um aspecto natural.
- A especialista recomenda evitar atividades físicas nas 24 horas após o procedimento.
- Essa é uma média de valor levando em consideração a quantidade de produto que será utilizado e a experiência do médico que fará a aplicação.
- Por isso a importância de realizar seu procedimento com um dermatologista que conhece essa anatomia, reconhece precocemente esses efeitos adversos quando presentes e o conduz da melhor forma possível.
- O ácido hialurônico possui uma incrível capacidade de atrair e reter água, o que resulta em uma super hidratação da pele e tecidos próximos.
Você sabe o que é ácido hialurônico? Preencha e hidrate sua pele e cabelo
Em alguns casos, é possível que haja a formação de pequenos nódulos no local de aplicação. O processo de remoção é também rápido e minimamente invasivo, sendo baseado no uso de uma enzima específica para a quebra do ácido. Em geral, recomenda-se que o tratamento seja realizado quando surgirem os sinais da velhice. Pessoas mais jovens podem buscar realizar o tratamento de forma preventiva, mas nesses casos os resultados são menos perceptíveis. A adoção de hábitos mais saudáveis é mais efetivo para prevenir e diminuir os efeitos do envelhecimento. A técnica consiste no mapeamento de todos os melhores pontos de aplicação do rosto, o mapeamento dos resultados da aplicação do ácido nesses pontos e a criação de uma linguagem para descrever os procedimentos. Dessa forma, se tornou mais fácil a definição de um processo de decisão para o tratamento, assim como a comunicação científica dos resultados.
Modelos de penico para um desfralde saudável do bebê
O tratamento das rugas é uma das principais aplicações do preenchimento com ácido hialurônico. As rugas se formam devido à perda de elasticidade da pele no local, e consistem na formação de dobras temporárias ou permanentes. A perda de tecido conjuntivo no local contribui para acentuar isso, visto que remove o material que incentiva a pele a se esticar. A produção do colágeno, proteína importante para a saúde da pele, passa a diminuir lentamente, e as camadas de gordura e músculos abaixo da pele são absorvidas, formando sulcos e criando um aspecto mais magro. O procedimento quando feito por um médico especializado, como o dermatologista, que tem profundo conhecimento sobre os tratamentos estéticos para a pele, tem riscos mínimos. Como dito anteriormente, a substância é produzida naturalmente pelo nosso organismo, o que diminui drasticamente as chances de rejeição.
Para quem é indicado o preenchimento com ácido hialurônico?
O preenchimento com ácido hialurônico vem ganhando bastante popularidade nos últimos anos por ser um procedimento seguro e eficaz que proporciona diversas possibilidades de promover o rejuvenescimento facial. O dermatologista Jayme de Oliveira Filho explica que não há idade mínima para que seja feito o preenchimento facial com ácido hialurônico. Outra situação que pode oferecer riscos à saúde é a utilização de outros produtos para fazer o preenchimento facial, como o pmma, por exemplo. Por isso, um mesmo ácido hialurônico pode não ser indicado para todas as regiões da face, por exemplo. Diferentes linhas do produto podem ser mais ou menos eficientes para determinados tipos de preenchimentos.

Drª. Sumaya Máttar, dermatologista especialista em preenchimento de ácido hialurônico em Juiz de Fora
- Alguns dos benefícios do procedimento é a suavização das rugas, sulcos faciais e assimetrias.
- Em geral, os primeiros resultados do estímulo do colágeno são percebidos até o fim do terceiro mês, em que se nota a mudança da cor e da textura da pele.
- Além disso, caso haja necessidade, é difícil removê-los e alguns são rejeitados pelo organismo.
- Dessa forma, o tratamento com a injeção do ácido hialurônico costuma trazer resultados mais visíveis e duradouros se comparado com o tratamento com cremes, produtos e cápsulas.
- O ácido hialurônico (AH) é uma substância naturalmente presente na pele e em outros tecidos do corpo.
Logo após o preenchimento com ácido hialurônico, a pele fica mais sensível, podendo apresentar inchaço e vermelhidão. O preenchimento com ácido hialurônico é utilizado para devolver volume e reestruturar a face jáque o nosso corpo diminui a produção natural dessa substância a medida que vamos envelhecendo. Além disso, o preenchedor também pode ser utilizado para amenizar rugas dependendo do estado em que elas se encontram. Esse é o tipo de segurança que você precisa para realizar o seu preenchimento facial e, agora que você já sabe disso, o próximo passo para realizar a sua transformação é agendar uma consulta com um especialista. Durante o período de gestação não é recomendado qualquer tipo de procedimento estético injetável. O mesmo não acontece com o ácido hialurônico por ser biocompatível e biodegradável. No processo de envelhecimento, os compartimentos de gordura que temos sob a pele – responsáveis junto com a arquitetura óssea por parte do volume do rosto – também diminuem, deixando sobras de pele. No início dos anos 2000, a Food and Drug Administration (FDA), principal órgão de regulamentos nas indústrias farmacêutica, alimentícia, veterinária e cosmética (equivalente à Anvisa) aprovou o uso de preenchimentos de ácido hialurônico. Os procedimentos estéticos se difundiram entre as pessoas nos últimos anos e o preenchimento logo se destacou pelos seus benefícios e seu caráter preventivo. O profissional sempre vai orientar o que é necessário em cada caso, por exemplo, evitar massagens no local da aplicação, não praticar exercícios físicos por até 24h após o procedimento, etc. Pela diversidade das áreas de aplicação, o preenchimento é ideal para quem busca harmonização facial.
Profissional apto a realizar o procedimento
O produto é contraindicado para mulheres gestantes e pessoas com diagnóstico de doenças autoimunes (como diabetes tipo 1, doença celíaca, psoríase, entre outras). Dessa forma, o tratamento com a injeção do ácido hialurônico costuma trazer resultados mais visíveis e duradouros se comparado com o tratamento com cremes, produtos e cápsulas. A durabilidade depende do tipo de gel e da parte do rosto onde é aplicado, podendo variar entre 6 e 18 meses. O preenchimento com ácido hialurônico surge como uma das soluções mais buscadas para quem deseja rejuvenescer de forma eficaz, rápida e segura. Um dos procedimentos mais buscados por aqueles que precisam de uma mudança sutil e imediata . O preenchimento, em conjunto com o colágeno, também é muito importante no tratamento da flacidez. A flacidez é originada da perda dos tecidos conjuntivos localizados abaixo da pele, retirando sua firmeza e permitindo que ceda à força da gravidade.
Quem pode fazer o preenchimento com ácido hialurônico?
Além do preenchimento de rugas e linhas de expressão, a aplicação de ácido hialurônico no rosto é capaz de melhorar o aspecto da pele e preencher pequenas concavidades (perda de volume) que surgem no terço médio da testa com o passar dos anos. O preenchimento com ácido hialurônico é conhecido por sua capacidade de restaurar volume e sustentação em áreas específicas do rosto de forma natural, visto que é uma substância produzida pelo nosso próprio organismo. A aplicação do preenchedor abaixo da superfície da pele repõe o volume perdido de determinadas áreas da face e melhora visivelmente o contorno do rosto. Assim como reduz a flacidez local e estimula a produção de colágeno ao longo do tempo. Caso haja doenças de pele, inflamação ou infecção no local a ser tratado, o procedimento não pode prosseguir. Também pode ser aplicado também para o tratamento do “bigode chinês”, relevo presente entre a região da boca e as maçãs do rosto, que torna-se mais perceptível com a idade. Já existem múltiplos tratamentos que visam estimular a produção de colágeno para que retorne aos níveis saudáveis. Os tratamentos a laser e o peeling são alguns dos mais utilizados para esse fim. Além disso, caso haja necessidade, é difícil removê-los e alguns são rejeitados pelo organismo. O preenchimento, portanto, faz com que surja uma nova camada de sustentação abaixo da pele. Nesse contexto, os preenchimentos complementam o ácido hialurônico na região desejada, rejuvenescendo, dando volume e mantendo a pele mais linda e saudável. Ao mesmo tempo, fatores ambientais aceleram essa perda, promovendo o envelhecimento precoce da pele, flacidez e rugas estáticas – aquelas visíveis mesmo com o rosto em repouso. O preenchimento estético é um procedimento não invasivo que envolve curso de botox e preenchimento valor aplicação de um gel de ácido hialurônico na pele. A técnica possibilita corrigir imperfeições, como rugas, sem cortes e de forma rápida, trazendo resultados expressivos para pessoas que estão insatisfeitas com os sinais de envelhecimento no rosto. O preenchimento no queixo pode ser utilizado para projetar, volumizar ou para amenizar rugas que podem se formar na região. Conhecido como “boca triste” ou linha de marionete, o sulco formado da boca até o queixo, pode ser suavizado a partir da aplicação de preenchimento com ácido hialurônico. O ácido hialurônico tem outras aplicações, como por exemplo na composição de cremes hidratantes e cosméticos. Normalmente uma sessão é suficiente, mas caso os resultados ainda não estejam satisfatórios, é possível fazer um retoque. Apesar desses profissionais terem um certo conhecimento na área médica, não possuem formação em dermatologia e não estão aptos para lidar com possíveis intercorrências. Aqui na Dream Plastic, além de contarmos com médicos que são especializados em Cirurgia Plástica, ainda temos uma equipe própria de enfermagem para prestar auxílio a todas as nossas pacientes. O método pode ser realizado no próprio consultório médico com anestesia local, sem cortes, cicatrizes, internação e com retorno às atividades no mesmo dia.